Periodicamente, Murillo de Aragão realiza palestras, no Brasil e no exterior, sobre a conjuntura política e econômica nacional.?A seguir, um breve relato de suas atividades como palestrante a partir de 2006.

Em 2006, proferiu palestras em Deer Valley, Miami, Lisboa, Nova York, Paris, Madri e Genebra e também em diversas cidades do Brasil (entre outras, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Campinas). Todas voltadas para o cenário econômico e político do país.

Em 2007, as palestras foram em São Paulo, Porto Alegre, Miami, Londres, Paris e Guatemala City, esta por ocasião do encontro anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em junho daquele ano, afora seminários e debates, foram feitas palestras em dois eventos relevantes, ambos em São Paulo: o Congresso da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) e o Encontro Anual da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca).

Ainda em 2007, em julho, participou, pela segunda vez, como convidado, da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República.?Em agosto, além de ter atuado em evento com investidores em Miami, proferiu duas palestras no Rio Grande do Sul e uma aula magna no curso de Ciência Política da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Dois outros eventos de destaque, em agosto, foram a aula especial no curso de Ciência Política do Centro Universitário do Distrito Federal (UniDF) e a atuação como debatedor no Seminário sobre Aquecimento Global, na Câmara dos Deputados, ambos em Brasília.

Em 2008, foram realizadas diversas palestras, além da participação nas reuniões do CDES. Em agosto, o público-alvo de uma exposição sobre a atividade do cientista política foram os alunos de Ciência Política da UniDF. Em novembro, a pedido da Fundação Eisenhower Fellowships, apresentou palestra sobre o ambiente político das políticas energéticas para a deputada estadual (Missouri) Rachel Storch.

Em 2008, foram realizadas ainda as seguintes palestras: para a Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Angra dos Reis); Conselho de Administração da Petropar (São Paulo); delegação de investidores liderada pelo JP Morgan (Brasília); diretoria da Martins (Uberlândia); investidores (Farnborough, na Inglaterra, Nova York e Miami); Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – Cepal (Barcelona); e Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB (Fortaleza).

Em Barcelona, em outubro de 2008, por ocasião da explosão da crise de Wall Street, apresentou seu trabalho sobre classe média e política no Brasil, posteriormente publicado pela Cepal/Cidob. Em 2009, realizou palestras sobre conjuntura em Milão, Estocolmo, Londres, Nova York e em várias cidades do Brasil.

Em 2010, deu palestras dirigidas a investidores em Santiago, Bruxelas, Nova York, Washington; o assunto era cenários políticos e eleições no Brasil. Esses temas também foram tratados em eventos e reuniões em importantes capitais brasileiras, como São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Brasília. Nesse ano, houve também diversos encontros com executivos, diretores e investidores de empresas como Shell, Norges Bank Investment, Abimed, Votorantim Private Bank, Bunge, entre outras.

Entre 2011 e 2012 participou de eventos no exterior, nas cidades de Miami e Nova York, e no Brasil, em Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, para falar sobre o país, cenários políticos, globalização, risco Brasil e agricultura. Em 2013, proferiu palestras sobre cenários políticos e economia em Londres e Miami. Também esteve em Bruxelas, representando o CDES na sétima reunião da Mesa-Redonda da Sociedade Civil União Europeia-Brasil no Grupo de Trabalho sobre a mobilidade de um ponto de vista social e econômico. No Brasil, viajou para inúmeras cidades para discorrer sobre as eleições de 2014.

Ainda em 2013, realizou palestras em Buenos Aires, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Miami, Nova York e Londres, onde o destaque foi a apresentada na Câmara dos Comuns, em evento promovido pelo The Foreign Policy Center. Ministrou aula no curso de Assessoria Parlamentar da Ordem dos Advogados do Brasil OAB/DF.

Em 2014, proferiu palestra em Nova York para a Emerging Markets Traders Association.

Leave a Reply

*

!!!